blog

Sustentabilidade

27.06.2018 / Categoria /

Sustentabilidade

O aço é certamente amigável em relação ao ambiente. Oferece diversas vantagens para suprir as crescentes preocupações relacionadas à preservação do meio-ambiente.


Se o aço inoxidável e o seu acabamento são escolhidos corretamente e se a manutenção é feita de forma adequada, eles permanecem atraentes durante muitos e muitos anos. Mesmo depois de muito tempo de utilização, o aço inoxidável pode recuperar sua aparência original ou ser reutilizado em outras aplicações. Muitas das características que determinam se um material é “verde”, ou seja, ecologicamente correto, estão relacionadas direta ou indiretamente à sua resistência à corrosão.

O aço inoxidável é uma solução efetiva, prática e competitiva em custo para muitos fins. Pelas suas características é um material indicado para inúmeras aplicações. Em contrapartida as condições de utilização e exposição do aço carbono estão sujeitas à intempérie e podem sofrer corrosão.

 O QUE TORNA O AÇO INOXIDÁVEL MAIS SUSTENTÁVEL?

A indústria do aço inoxidável possui uma excelente performance ambiental, pois utiliza racionalmente energia primária, economiza recursos não renováveis e, além disso, reduz o fluxo de desperdícios.

Fique por dentro dos fatores que tornam o aço inoxidável um material ecologicamente correto:

        * Todo produto de inox contém um teor reciclado médio de 60%;

        * É 100% reciclável (não há perdas, independentemente do número de vezes que é reciclado), enquanto os aços comuns possuem uma perda elevada devido a ferrugem;

        * Pode ser reciclado tanto pós-consumo como pós-industrial;

        *Os seus resíduos não são desviados para aterros sanitários, devido ao alto valor da sua sucata e potencial de reutilização do produto; Você nunca vai ver uma sucata de aço inox jogada pela rua

        *Ajuda a evitar o uso de materiais tóxicos com as tintas presentes nos aços normais;

        *Transforma a energia de forma limpa (painéis solares, lavagem de gases de exaustão em usinas de energia);

        *Preserva a água (tubulações de água e tanques resistentes à corrosão e aos terremotos).

        *É um material seguro quimicamente, não polui rios e mares. Existem próteses humanas que são feitas em aço inox, ou seja, se é seguro para usarmos no corpo é seguro para os outros usos.

Newsletter

Cadastre-se para receber novidade da Artforja